TENDÊNCIAS: BIOJÓIAS
Biojóias são peças que utilizam elementos encontrados na natureza, não ocorrendo agressão ao meio ambiente, como acontece na mineração de pedras. Esses elementos podem ter origem orgânica, vegetal e
animal. Podemos destacar o uso de sementes, cascas de coco, palha, folhas, penas, couro, conchas entre outros.
Historicamente o uso desses elementos da natureza já era praticado pelas civilizações antigas, como os povos astecas, maias e indígenas. Como esses povos eram muito supersticiosos, eles acreditavam que o uso desses adornos poderiam trazer sorte ou espantar espíritos malignos.
Hoje essas peças estão se tornando mais sofisticadas com o uso de metais como o ouro e a prata, ganhando destaque no mundo da moda. Cada peça é exclusiva, pois toda matéria prima natural utilizada tem aspecto singular.
Uma das matérias-primas que tem conquistado espaço nesta tendência é o capim dourado, que é uma espécie de capim encontrada na região do cerrado em Tocantins. Este capim, de aspecto delicado e de cor dourada é frequentemente utilizado pelos designers de biojóias. A combinação do ouro e capim dourado faz com que a peça ganhe sofisticação e espaço no mundo da exportação.
Hoje existem vários projetos que fornecem apoio às pequenas comunidades que sobrevivem da venda de biojóias, destacando assim a importância social e valorização do meio ambiente.