domingo, 22 de abril de 2012

BIOJÓIAS

TENDÊNCIAS: BIOJÓIAS

Atualmente as biojóias são uma grande tendência mundial, e fala-se muito sobre elas. Mas você sabe o que são as biojóias?
Biojóias são peças que utilizam elementos encontrados na  natureza, não ocorrendo agressão ao meio ambiente, como acontece na mineração de pedras. Esses elementos podem ter origem orgânica, vegetal e
animal. Podemos destacar o uso de sementes, cascas de coco, palha, folhas, penas, couro, conchas entre outros.
Historicamente o uso desses elementos da natureza já era praticado pelas civilizações antigas, como os povos astecas, maias e indígenas. Como esses povos eram muito supersticiosos, eles acreditavam que o uso desses adornos poderiam trazer sorte ou espantar espíritos malignos.

Hoje essas peças estão se tornando mais sofisticadas com o uso de metais como o ouro e a prata, ganhando destaque no mundo da moda. Cada peça é exclusiva, pois toda matéria prima natural utilizada tem aspecto singular.

Uma das matérias-primas que tem conquistado espaço nesta tendência é o capim dourado, que é uma espécie de capim encontrada na região do cerrado em Tocantins. Este capim, de aspecto delicado e de cor dourada é frequentemente utilizado pelos designers de biojóias. A combinação do ouro e capim dourado faz com que a peça ganhe sofisticação e espaço no mundo da exportação.

Hoje existem vários projetos que fornecem apoio às pequenas comunidades que sobrevivem da venda de biojóias, destacando assim a importância social e valorização do meio ambiente.