terça-feira, 20 de agosto de 2013

SEU PRODUTO ARTESANAL "BEM NA FOTO"

 
Todo artesão sabe quanto tempo gasta em seu ateliê produzindo suas criações, e investindo esforço para que cada detalhe fique perfeito. 
 
Para que estes produtos sejam bem apresentados na web, e todo o esforço seja recompensado com boas vendas, o segredo é investir também na qualidade das fotos!

Abaixo vão algumas dicas para você mandar bem na hora de fotografar:



As fotos dos seus produtos são o principal cartão de visitas da sua loja!! São elas que farão com que o visitante fique encantado com o produto e decida pela sua compra. Caso contrário, isso não irá acontecer. Uma boa foto pode garantir muitas vendas. Por isso capriche na hora de fotografar.


Vamos então para as dicas:


  • A foto deverá estar nítida e o produto focado, caso seja um produto pequeno, utilize aquele botão da florzinha (macro) da sua câmera. Assim, mesmo sendo um produto pequeno ele irá ganhar destaque;

  • Tire fotos sem flash. O flash costuma distorcer as cores, comprometendo a harmonia e visualização do produto. Dê preferência à luz natural indireta. O produto deve estar bem iluminado. Dica: coloque uma mesa perto da janela ou fotografe ao ar livre; 

  • Não fotografe o produto sobre a cama ou sofá;

  • O fundo da foto deverá destacar o produto. Como opção de fundo você poderá utilizar papel, E.V.A, tecido (nunca use nada amassado). Valorize o seu produto;

  • Tenha ao menos uma foto com fundo branco. Caso o seu produto seja branco use um fundo de cor neutra.

  • O produto deve estar bem enquadrado na foto;

  • Como você poderá ter mais de 1 foto do mesmo produto (4 ao todo), escolha a melhor foto como foto principal, e use as demais fotos para contextualizar, mostrar detalhes e acabamentos. Uma ideia bacana é criar um cenário com objetos e texturas que combinem com o produto, isso valoriza e dá destaque ao produto. Lembre-se, ao inserir o produto em um contexto, focalize no produto, para que o comprador não tenha a impressão errônea de estar comprando tudo o que você utilizou para contextualizar. Ex: se está vendendo flores de tecido e optou por tirar as fotos em um vaso, lembre-se de colocar na descrição, "vaso não incluso".
  • Peças de moda ficam super atrativas quando fotografadas em modelo vivo, e dão a dimensão exata do produto (não é necessário mostrar o rosto). Mas lembre-se: o produto é que deverá ganhar destaque. Nas fotos de vestuário você poderá optar por um manequim, desde que seja neutro.  

  • Caso você tenha um mesmo produto com estampas ou cores diferentes, registre-os de forma isolada, ou seja, como sendo produtos diferentes. Assim terá mais chances de ser visualizado e encontrado nas buscas.

  • Realizando ajustes: se a foto foi tirada em ambiente com pouca luminosidade, ela deverá passar por ajustes. Pois uma foto escura não é nada atrativa. Para fazer tais correções, você deverá baixar as imagens em seu computador e utilizar  programas de edição de imagens. Um programa bastante completo e fácil de utilizar é o Photoscape.  Não faça modificações que sabotem a imagem, faça apenas ajustes no brilho, contraste, nitidez e enquadramento;

  • Desabilite o datador de sua máquina;

  • Atenção com o uso de marca d´água, bordas ou textos em sua foto. Caso opte pelo uso de marca d´água, esta deve ser discreta, sem interferir na apresentação do produto, e preferencialmente inserida em um dos cantos da imagem. Imagens que utilizam bordas, textos e marca d´água não serão utilizadas em ações promocionais,  mídias sociais, FanPage e campanhas de e-mail marketing. Priorizaremos imagens sem estes detalhes para aparecerem na página principal do Unearte;

  • Outra dica interessante é você se imaginar como consumidor. Tenha em mente que você não está tirando as fotos para você, mas sim para um consumidor que não conhece o seu produto. Explore os detalhes.

Na página inicial do Unearte, assim como nas Lojas, as imagens dos produtos serão exibidas de forma redimensionada. Ao serem selecionadas pelos clientes, as imagens aparecerão em detalhe no seu formato original. Por isso as imagens dos produtos precisam ter boa qualidade e resolução.
Você poderá colocar até 4 fotos de cada produto. As fotos devem ter no mínimo 580 pixels de largura,  e um tamanho máximo de 2 MB!

Os produtos escolhidos para estarem na página principal do Unearte, assim como nas mídias sociais, serão escolhidos pela nossa equipe, seguindo os critérios de imagens apresentados acima e também os seguintes fatores: boa descrição do produto, boa apresentação da loja, e histórico de bom relacionamento com os clientes.

Invista tempo na hora de fotografar. Uma boa imagem vale por mil palavras!! 



Desejamos sucesso e boas vendas :D 


Saudações,
Equipe Unearte 


(imagens do post: CJHartt's Library e Ynez).